Acessos Vasculares

Alguns tratamentos médicos necessitam acessos especiais ao sistema vascular. A hemodiálise é um tratamento para pacientes cuja função renal encontra-se criticamente reduzida. A máquina ajuda a reestabelecer o equilíbrio de líquidos, eletrólitos e produtos do metabolismo, que precisam ser eliminados da circulação.

Para tal, um acesso vascular de alto fluxo é necessário.

Um cateter pode ser utilizado quando há necessidade imediata de tratamento. Existes 2 tipos: o cateter temporário, de curta duração; e o cateter tunelizado, de longa permanência. Há também cateteres peritoneais, de dialise domiciliar, que são obtidos por outro profissional – cirurgião geral.

Por serem materiais sintéticos, exigem cuidados permanentes para evitar oclusão ou infecção.

Por outro lado, fístulas arteriovenosas podem ser confeccionadas cirurgicamente, em muitos casos utilizando uma veia própria (autóloga) do paciente. Desta forma, reduzindo riscos de oclusões ou infecções. Quando o paciente já não têm mais veias adequadas, podem ser utilizadas próteses na confecção.

Cateteres e fístulas não duram para sempre! Exigem cuidados, monitoramento de seu funcionamento e eventualmente procedimentos de manutenção. Pacientes oncológicos com indicação de quimioterapia muitas vezes têm dificuldades em conseguir veias para receber terapia infusional.

No decorrer do tratamento, as punções repetidas e as características químicas irritativas dos medicamentos administrados podem levar as veias à esclerose. Uma alternativa são os cateteres parcialmente implantados, como as picc (cateteres centrais de inserção periférica). E também há cateteres totalmente implantados, conhecidos como port, ou port-o-cath.

Dr. Luis Henrique Maia Rocha

CRM-PR 23.537 RQE 17.932