Endolaser para safena
Além do desconforto estético as varizes podem ter consequências funcionais para a circulação.
Veias saudáveis possuem válvulas que direcionam a circulação – não permitem o acúmulo ou retenção líquida. A doença varicosa progressiva pode afetar as veias em suas paredes internas e válvulas, que perdem a competência e a função.
O refluxo e a retenção circulatória então podem ser responsáveis por sintomas progressivos:
- Pernas cansadas e pesadas, principalmente após longos períodos em pé ou sentada… A trabalho ou durante viagens.
- Inchaços nos pés, tornozelos e pernas
- Surgimento de manchas nas regiões dos tornozelos
- Dificuldades de cicatrização.
As veias safenas têm uma função auxiliar no retorno venoso das pernas. Maior parte da drenagem, na verdade, depende de veias mais profundas, tibiais, poplíteas e femorais. Quando as safenas estão comprometidas, incompetentes, já não ajudam a drenagem, mas favorecem a retenção. Dificultam o trabalho do sistema venoso. Em alguns casos sua preservação pode ser tentada, pelo tratamento das veias varicosas. Em outros, o tratamento significa sua eliminação.
Uma fina fibra óptica da laser é inserida dentro da veia safena, por uma discreta punção. Quando posicionada, o disparo do laser atua na parede venosa, aquecendo e ocluindo. Muito diferente da abordagem cirúrgica convencional, onde há incisões e pontos na virilha e também na coxa ou tornozelo.
Por ser minimamente invasivo, o tratamento exige menor tempo de recuperação. Menos hematoma e dor. Retorno mais precoce ao trabalho e exercícios. A menor manipulação cirúrgica do laser também está associada a menores riscos de recidiva (surgimento de novas varizes).